Defesa – Guilherme Augusto Dionisio Vivaldi

Linha de Pesquisa: Gestão, Organizações e Políticas de Desenvolvimento
Título: “A DINÂMICA DO CAFÉ E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE NA MICRORREGIÃO DE VARGINHA
Resumo: Este trabalho propõe-se a analisar as principais influências da atividade cafeeira no desenvolvimento econômico da microrregião de Varginha. Tal abordagem se justifica devido ao estado de Minas Gerais ser a maior região produtora de café do Brasil, e a microrregião estudada possuir cidades que estão entre as maiores produtoras brasileiras de café. Assim sendo, o objetivo principal do trabalho é analisar a influência econômica da atividade cafeeira nesta microrregião, e como ela é capaz de fomentar o seu desenvolvimento. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a história do café no Brasil e na região sul mineira, sobre indicadores econômicos, também sobre as diferenças entre o crescimento e o desenvolvimento econômico, bem como os conceitos de desenvolvimento regional. Além disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa através de dados secundários extraídos de fontes oficiais governamentais e de institutos voltados ao café, tendo como indicadores pesquisados o preço do café arábica, o PIB Per Capita, o Rendimento Médio, o índice de emprego, salários, a área em produção, produção total, produtividade, nível de exportações e a mecanização da lavoura cafeeira. Para interpretações e conclusões, foram realizadas análises estatísticas como a caracterização descritiva das principais variáveis, correlação e regressão linear bivariada e múltipla, sendo implementadas no pacote estatístico SPSS 21.0. Como resultado foi possível verificar a influência do café sobre o crescimento econômico da região, através de estímulos da produtividade e preço da commodity no PIB, porém quando se trata do desenvolvimento econômico, os modelos estatísticos traçados se mostram frágeis não mostrando a mesma significância e confiança de que o café seja responsável por aumentar a renda e o emprego nas cidades estudadas. Ainda foi possível identificar o posicionamento da microrregião na base da Cadeia Global de Valor, com pouca influência das exportações do café no desenvolvimento regional.
Palavras-chave: Mercado cafeeiro. Desenvolvimento Econômico Regional. Cultura do Café. Indicador Econômico.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientador
Prof. Dr. Pedro dos Santos Portugal Júnior – UNIS/MG

Coorientador
Prof. Dr. Alessandro Ferreira Alves

Membros Titulares
Prof. Dr. Fernando Cezar de Macedo Mota – UNICAMP
Prof. Dr. Rodrigo Franklin Frogeri – UNIS/MG

Membros Suplentes
Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos – UFLA
Prof. Dr. Celso Augusto dos Santos Gomes – UNIS/MG

Informações Gerais
Data: 25/02/2021
Horário: 08 horas
Local: Online

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos