Docentes

Alessandro Ferreira Alves

Meu nome é Alessandro Ferreira Alves, sou Doutor em Matemática Aplicada a Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-UNICAMP), mestre em Matemática Pura pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP), com Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sou coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância do Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS-MG) desde o segundo semestre de 2007 e coordenador do Curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância do Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS-MG) desde o segundo semestre de 2015. Atuo como docente no Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS-MG), nas áreas de Matemática, Estatística e Computação em diversos cursos de graduação na modalidade presencial e a distância, tais como: Matemática, Física e Engenharias, bem como, atuo em diversos cursos de pós-graduação, nas áreas de Métodos Quantitativos, Finanças e Métodos de Simulação em Finanças, tanto na modalidade em EAD como na modalidade presencial. Além disso, sou membro do CONSELHO UNIVERSITÁRIO ? CONSUN desta instituição desde o ano de 2009, atuando como representante do quadro de docentes da instituição. Atuo como professor (tutor) em disciplinas e desenvolvimento de materiais para a modalidade a distância tanto em cursos de graduação como de pós-graduação, tais como: Matemática Financeira, Administração, Matemática Aplicada, Física, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão de TI, etc. Tem experiência na modalidade EAD desde o ano de 2005. De outra forma, atuo com projetos de consultoria na área de Finanças, Estatística Aplicada ao Mercado e ao Controle Estatístico de Processos (CEP). Além disso, é conteudista credenciado da DELINEA TECNOLOGIA EDUCACIONAL, bem como, revisor da revista SODEBRAS desde o ano de 2017. Salienta-se ainda que o mesmo possui experiência em programas de Strictu Sensu como professor de disciplinas e orientador de dissertações de mestrado,especificamente falando entre os anos de 2004 e 2007. Avaliador do INEP/MEC para cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Matemática e Física.

E-mail: alemengo2003@yahoo.com.br ou alessandro.alves@unis.edu.br ou alessandro.alves@professor.unis.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7860986142316472
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-6163-1285

 

Alessandro Messias Moreira

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas – UNIFENAS (1996), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2016). Professor e Coordenador de Cursos de Pós- Graduação do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação – CPA, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e representante nato representando a CPA no Conselho Universitário do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS MG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5303526458310366
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-8120-6219

 

Ariovaldo Francisco da Silva

Possui graduação em Filosofia – Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP PUCC(1988), Especialização Lato-Sensu em Docência no Ensino Superior – Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS – MG (2005). Especialização Lato-Sensu Docência na Educação a Distância – Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS – MG (2007). Mestrado em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso – Universidade do Vale do Rio Verde – UNINCOR – MG (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco – USF – Campus-Itatiba/SP (2020). Estou como Secretário Geral do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG e do Grupo Educacional UNIS, Mantido pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas – FEPESMIG, Docente das disciplinas Filosofia, Filosofia da Educação e Ética e Sociedade nos cursos de graduação nas modalidades de ensino presencial e a distância, foi coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia em EaD de 2007/01 à 2010/01, pelo Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG. Voluntário do Unis-Sênior do UNIS-MG e membro do Grupo de Pesquisa TCTCLAE – Teoria Crítica e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação (CNPq/USF).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7632740026678426
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-4582-1913

 

Celso Augusto dos Santos Gomes

Concluiu doutorado em Educação pela UNIMEP com bolsa da FAPEMIG pesquisando a constituição de saberes e fazeres de professores de música que atuam no ensino superior (licenciatura) na modalidade EaD. Tem mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP sob a área de concentração: "Processos Cognitivos e Ambientes Digitais". Neste mestrado focou a linha de pesquisa "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva" e com bolsa CAPES/PROSUP pesquisou por recursos tecnológicos ubíquos e pervasivos em processos cooperativos de ensino e aprendizagem. É também pós-graduado em Docência em Educação a Distância no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), em Psicopedagogia Institucional (UCB), em Designer Instrucional para a EaD virtual pela Universidade Federal de Itajubá e em Tecnologia e EaD (UNIS-MG). Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música, este último pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). Atualmente coordenador do curso de graduação em música do Unis e professor nas pós-graduações dessa mesma instituição. Tem experiência na área de educação musical, formação docente, educação superior com ênfase em educação a distancia e tecnológica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8784835682994528
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-4462-3296

 

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora da Universidade Estácio de Sá – UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3548150538777632
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-2835-6554

 

Elisa Maria Andrade Brisola

Possuo graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (1984); mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996 e 2003 respectivamente). Atualmente sou professora assistente da Universidade de Taubaté. Tenho experiência na área de assistência social e saúde e um forte compromisso com a formação profissional. Na UNITAU coordeno um Projeto de Extensão ” Assessoria à Implementação do SUAS nos municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira”. Atuo no ensino no curso de Serviço Social da Universidade de Taubaté. Na pesquisa, coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais – NEPSS. Atualmente, componho o corpo permanente do Mestrado Interdisciplinar “Desenvolvimento Humano: políticas sociais e Formação” da Universidade de Taubaté, ministrando aulas e orientando alunos. Também coordeno o curso de especialização “Política Social e Trabalho Social com famílias”.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1419236134315852
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-9571-0923

 

Francisco Javier Fiz Perez

Possui graduação em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana(1990), graduação em Estudos Humanísticos pelo Centro de Estudios de Humanidades y Ciencias de Salamanca(1988), especialização em Executive Master in Business Admnistration pela Libera Università LUISS Guido Carli-Roma(2011), especialização em Ética e Comportamento pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum(2000), especialização em Antropologia Filosófica pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum(2002), especialização em Mass Media Executive Training Program pela IBM Training Center(2005), mestrado em Psicologia pela Pontificia Facoltà di Science della Formazione(2007), mestrado em Pscologia de Aconselhamento pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum(2003), doutorado em Bioética pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum(2005), aperfeicoamento em Continuing Education Certificate in Psychology and Formation pela The Institute for the Psychologicla Sciences(2008) e aperfeicoamento em Controle de qualidade de programas de treinamento com particular atenção às pela Universidad Anahuac(2008). Atualmente é Chefe de Departamento da European University of Rome, Revisor de periódico da Journal of Epidemiology and Global Health, Revisor de periódico da International Journal of Educational Research, Revisor de periódico da Frontiers in Psychology, Revisor de periódico da Universitas Psychologica, Membro de corpo editorial da The Anahuac Journal, Membro de corpo editorial do Gruppo Gamma ? Virtudes y Valores, Membro de corpo editorial da Informacion Filosofica. Revista Internacional de Filosofia y Ciencias Human, Membro de corpo editorial da Modelli per la Mente, Membro de corpo editorial da Il Minotauro, Membro de corpo editorial da Relectiones e Membro de corpo editorial da Revista de comunicacion de la SEECI. Tem experiência na área de Psicologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5232448774306614

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-8215-987X

Gladis Camarini

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Laboratoire des Materiaux et Durabilité des Constructions (LMDC) do Institut National des Sciences Apliquées (INSA, Toulouse, França, 1998). Diploma DRIT – Diplôme de Recherche de lINSA de Toulouse em 1998. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, São José dos Campos, Brasil, 2008). Pós-doutorado no Instituto de Ciencia e Tecnología del Hormigón (ICITECH), da Escola Politécnica de Valência (UPV) (Valência, Espanha, 2012). Atualmente é professora titular da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, Centro Universitário UNIS-MG. Professora aposentada e colaboradora voluntária no Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil (área Construção) da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Assessora ad-hoc da CAPES, do CNPq, da FAPESP, do FAEPEX-Unicamp. Assessora científica de vários periódicos nacionais e internacionais, assessora científica de eventos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gerenciamento do projeto e do produto, gerenciamento de projetos de pesquisa, Materiais e Componentes de Construção, nos temas: materiais para construção, aglomerantes minerais, argamassas, resíduos industriais e de construção, reciclagem de materiais, concreto, cura, cura térmica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8939257949743478
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-4536-9699

 

Luiz Carlos Vieira Guedes

Doutorado em Educação pela UNIMEP(2016). Mestrado em Biotecnologia pela Universidade do Vale do Rio Verde (2006). Pos graduação em Gestão Empresarial, em Docência em Ensino Superior a Distância, em Química, Metodologias Ativas. Graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1992) e Pedagogia (2019) no Centro Universitário do Sul de Minas. Atualmente é vice reitor do Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Orgânicos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8364814324205994
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-8066-627X

 

 

Maria Auxiliadora Ávila

Estágio de Pós-doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/CCHS), Madri, Espanha (2010). Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (1974). Como assistente social, atuou nas áreas da assistência social, educação e saúde. Como docente, foi professora e chefe do Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté (UNITAU). É professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Profissional em Educação) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da UNITAU. É professora no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Como coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Humano, Envelhecimento e Gênero, desenvolve pesquisas sobre envelhecimento (desenvolvimento) vital e profissional na perspectiva de gênero.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1121250347999409
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-4670-4735

 

Mariana Aranha de Souza

Doutora em Educação: Currículo (2011) e Mestre em Educação: Currículo (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS-MG e Professora Visitante do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP. Atua como Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar da Universidade de Taubaté. Tem experiência como Orientadora de Pesquisas, Professora Universitária, Professora de Educação Básica e Diretora de Escola. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Didática, Educação à Distância, uso de Tecnologias e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1486008243996275
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-2229-0630

 

Nilton dos Santos Portugal

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha (1998), Especialista em Gerência de Empresas, MBA em Finanças, Mestre em Administração (2005) e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Atualmente é professor titular nos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção, Arquitetura, Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, finanças e desenvolvimento sustentável.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3094883400589852
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-3626-3828

 

Pedro dos Santos Portugal Júnior

Doutor (2016) e Mestre (2012) em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp com foco na linha de Economia do Meio Ambiente. Pós-doutorado (2018) pelo Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) do Instituto de Economia da Unicamp.Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Cenecista de Varginha (2001), Especialização em Gestão de Negócios pela Faculdade Cenecista de Varginha (2005). Iniciou carreira docente na Faculdade Cenecista de Varginha (Departamento de Economia) e atualmente é professor do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: macroeconomia, microeconomia, desenvolvimento econômico, economia do meio ambiente, contabilidade social, metodologia, engenharia econômica e finanças.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3402598684545658
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-2590-1959

 

Rodrigo Franklin Frogeri

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestre em Administração. Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação. Especialização em Docência no Ensino Superior. Especialização em Redes de Computadores. Bacharel em Ciência da Computação. Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG. Na pós-graduação em regime de Especialização do UNIS-MG atuou nos cursos de Engenharia de Software com Java, Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis, Gerência e Tecnologias de Redes de Computadores e MBA em Gestão de Tecnologia da Informação. Atualmente, na Pós-Graduação (Especialização), ministra aulas no MBA Executivo em Governança de Tecnologia da Informação, Especialização em Cibersegurança e Perícia Forense Computacional e no MBA em Planejamento e Gestão Estratégicas. Na graduação ministra aulas nos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Ciência da Computação. Linhas de pesquisa principais: Governança de Tecnologia da Informação em pequenas e médias empresas; Gestão de TI; Adoção de TI; Gestão de Segurança da Informação; Gestão do Conhecimento.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0403458828547468
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-7545-7529

 

Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Suzana Lopes Salgado Ribeiro é professora, pesquisadora e mulher. Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003). Fez mestrado (2002) e doutorado (2007) em História Social na mesma instituição em que se formou, e pode, por meio de suas pesquisas, desenvolver um olhar especial para a questão de gênero, provocada pela ação dos movimentos sociais. Foi também pela pesquisa, na prática da História Oral, que aprendeu a ouvir histórias e compreender suas subjetividades complexas. É, atualmente, professora visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS de forma que uniu em seu fazer a educação e a pesquisa, aprendendo e ensinando sobre práticas e formação docentes, sobre ensino de história, sobre as preocupações com as diversidades e diferenças, diferenças em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História e Práticas de Linguagem – Currículo, História e Cultura (GEPEH/UFMS). Foi professora do Colégio Giordano Bruno, da Universidade Paulista – UNIP, da Universidade de Taubaté – UNITAU e do Centro Universitário do Sul de Minas. Nesses fazeres aprendeu a ensinar outras pessoas a serem pesquisadores, orientando trabalhos de graduação e pós-graduação, mas também aprendeu com seus alunos do ensino fundamental e médio a ensinar outros alunos na faculdade a se tornarem educadores. É pesquisadora do Neho em Rede – Núcleo de Estudos em História Oral entre outros grupos de pesquisa. A partir do que aprendeu com as pessoas e suas histórias de vida escreveu livros, entre os quais: “Guia prático de História Oral” (2011), “Vozes da marcha pela terra” (indicado para o prêmio Jabuti em 1998), “Vozes da Terra – história de vida dos assentados rurais de São Paulo” (2005) e “Produção do conhecimento histórico” (2009/2010), além artigos em livros e periódicos. Na busca por uma educação pública, democrática e para todos desenvolveu materiais de apoio acadêmico para o ensino à distância e ministrou cursos para a Universidade Aberta do Brasil – UAB e para a Universidade de Taubaté – UNITAU. Tem experiência de pesquisa e de docência em Educação, História e Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente com os seguintes temas: História Oral, Memória, Identidade, Direitos, Diversidade, Diferença, Práticas Docentes, Formação de Professores e Ensino de História.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4781281757036528
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-0310-0694

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos