Defesa – Robson Souza de Almeida

Linha de Pesquisa: Gestão, Organizações e Políticas de Desenvolvimento
Título: “ESCOLAS DO LEGISLATIVO INSTITUÍDAS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DE MINAS: constituição, resultados e significados”
Resumo: Nesta dissertação, objetivou-se conhecer as Escolas do Legislativo instituídas nos municípios da região Sul de Minas Gerais e analisar suas constituições, resultados e significados. A região estudada engloba 155 municípios, onde foram identificadas quarenta Escolas do Legislativo, instaladas nas Câmaras Municipais da região. Metodologicamente, orientou-se a pesquisa em abordagem qualitativa, combinando um estudo de múltiplos casos com a Metodologia da História Oral. Elencaram-se trinta e seis dirigentes das Escolas do Legislativo e servidores públicos das Câmaras Municipais da região estudada para colaborarem com o estudo. Como instrumentos, utilizaram-se o questionário eletrônico e a entrevista. Convidaram-se, para responder aos questionários, quarenta dirigentes, obtendo-se trinta e seis respostas. Quatro desses dirigentes foram convidados para participar das entrevistas. Os dados obtidos foram analisados pela técnica de triangulação, articulando-se os dados do questionário às narrativas dos sujeitos pesquisados, bem como o contexto ao diálogo, com base em autores que estudam a temática. Concluiu-se, que: a atuação com a educação para a cidadania já existia antes da criação da primeira Escola do Legislativo, e o surgimento dessas escolas acontece em maior número geralmente nos primeiros anos de uma legislatura. As Escolas do Legislativo, apesar da sua importância para a educação para a cidadania e democracia, enfrentam dificuldades relacionadas à cultura política brasileira, tais como o personalismo e descontinuidade. As escolas recebem influência da Assembleia do Estado de Minas Gerais, da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, e das instituições de ensino superior. O principal público-alvo são estudantes do Ensino Médio. Há, de maneira geral, reconhecimento acerca da importância das escolas, porém alguns óbices políticos, orçamentários e de recursos humanos impedem a sua plena realização. Por fim, o tema das Escolas do Legislativo no Brasil, de maneira geral; e no Sul de Minas, de maneira particular, apesar de apresentarem bons resultados, constituem uma maneira diferenciada de trabalho e estrutura, de forma que contribuem para o avanço da participação política e, consequentemente, para a democracia.
Palavras-chave: Escola do Legislativo. Sul de Minas. Democracia. Cidadania. Política.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientadora