Gestão, Formação e Desenvolvimento
A proposta se organiza em torno da Área de Concentração “Gestão, formação e desenvolvimento”, considerando que a complexidade do contexto atual requer que as organizações se adaptem ao ambiente global, caracterizado por elevada competitividade, aceleração nos processos e dinâmicas tecnológicas, sociais e do conhecimento.
Nesse sentido, esta área agrupa trabalhos de pesquisa em organizações da região do Sul de Minas, ampliando o entendimento da sua evolução, suas estruturas, seus conflitos e suas dificuldades, permitindo contribuir para o desenvolvimento organizacional (no plano micro) e o desenvolvimento sócio-econômico da região (no plano macro). O desenvolvimento regional, tendo em vista suas dimensões econômica, social e política, é considerado a partir dos atores envolvidos, dos interesses sociais, das formas de cooperação e colaboração, potencializando a transformação do território e de suas comunidades. Os processos de desenvolvimento serão considerados em seus aspectos econômicos, sociais e institucionais, ligados às discussões sobre políticas públicas dos serviços essenciais – como saúde, educação, transporte – e políticas públicas específicas sobre trabalho, tecnologia, indústria e agricultura. Os processos de gestão serão considerados a partir de perspectivas históricas, sociais, econômicas e políticas, contemplando o estudo de organizações públicas e privadas, associando-se com a evolução das formas de organização para o uso da tecnologia e para a produção de bens e serviços.
Os processos de formação serão considerados a partir de sua caracterização epistêmica, psicosociológica e profissional, desde as questões de profissionalização e desenvolvimento profissional, o impacto das novas tecnologias no desenvolvimento do trabalho, discutindo as formas de organização e flexibilização do trabalho e seus impactos nos processos formativos e sociais.
Essa área de concentração agrupa pesquisas teórico-empíricas tanto em contextos imediatos (família, escola, comunidade), como em contextos mais amplos (mídias, organizações, governos) que possam ter influência sobre a região e sua trajetória de desenvolvimento.