Defesa – Melissa Chaves Garcia

Linha de Pesquisa: Gestão, Organizações e Políticas de Desenvolvimento
Título:A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO ELEMENTO DE GOVERNANÇA PÚBLICA E FATOR RELEVANTE NO DESENVOLVIMENTO LOCAL
Resumo: Dentro de um Estado Democrático, a participação social é destacada e reivindicada pela sociedade como forma de cogestão, controle social das políticas públicas e de indução do desenvolvimento econômico, principalmente após a institucionalização de canais participativos com a edição da Constituição Federal de 1988. O objetivo principal deste estudo é avaliar a contribuição da participação da sociedade civil organizada na governança pública e sua relação com o desenvolvimento local. Referida pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, tendo como procedimentos metodológicos a revisão de literatura sobre as duas temáticas – desenvolvimento econômico e participação social – a construção do estado da arte e a aplicação de técnicas estatísticas utilizando os dados dos Municípios mineiros e das regiões do Estado de Minas Gerais, extraídos do Índice de Desenvolvimento Econômico Local – ISDEL do Sebrae-MG, que consolida dados oficiais publicados nos anos de 2018 e 2019. Foram analisadas a dimensão do ISDEL Governança para o Desenvolvimento, e sua subdimensão Participação e Controle Social que interessa ao presente trabalho. Como resultado final, foi identificada uma significativa relação entre a dimensão Governança para Desenvolvimento para o desenvolvimento econômico dos Municípios mineiros, porém o mesmo não ocorreu quando considerada de forma isolada a subdimensão Participação e Controle Social. No entanto, a referida subdimensão é significativa dentro da composição da dimensão Governança para Desenvolvimento, o que denota sua contribuição indireta para o aumento do ISDEL Geral Municipal.
Palavras-chave: Desenvolvimento local. Governança. Participação social. Indicadores de desenvolvimento.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientador
Prof. Dr. Alessandro Ferreira Alves – UNIS/MG

Coorientador: Prof. Dr. Pedro dos Santos Portugal Júnior – UNIS/MG

Membros Titulares
Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira – PUC MINAS
Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza – UNIS/MG

Membros Suplentes
Prof. Dr. Anderson Luíz Rezende Mól – UFRN
Prof. Dr. Rodrigo Franklin Frogeri – UNIS/MG

Informações Gerais
Data: 29/09/2021
Horário: 14 horas
Local: Online

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos