Defesa – Luís Gustavo Rabello

Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Desenvolvimento
Título: “GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: impactos e desafios das escolas privadas de Varginha-MG”
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os impactos e desafios da gestão escolar em escolas privadas do município de Varginha-MG agravados pelos tempos de pandemia, considerando as dimensões da gestão pedagógica, administrativa, de cultura e clima escolar, de pessoas, de resultados, propostas por Lück (2009). De natureza qualitativa, este estudo tem como população seis gestores escolares, dentre as trinta escolas privadas localizadas no município de Varginha-MG. O critério para a participação na pesquisa foi o de adesão ao convite. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados, o questionário e a entrevista semiestruturada, realizados de forma online, dado os protocolos para distanciamento social, necessários em decorrência da pandemia do Covid-19. Os dados do questionário foram tratados de forma estatística. Os dados das entrevistas, que foram gravadas, transcritas e tratadas pelo software IRaMuTeQ, foram analisados considerando a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que as principais dificuldades e facilidades da ação dos gestores nas escolas, tanto no contexto geral quanto no vivido por ocasião da pandemia, estão relacionadas às dimensões da Gestão Pedagógica e de Pessoas, no entanto, a Gestão de Pessoas foi a mais impactada neste período. Para os gestores, são dois grandes eixos a serem pensados a partir do contexto da pandemia: (i) a gestão escolar como um todo e as modificações incorporadas na gestão pedagógica e de pessoas em função da incorporação das tecnologias digitais; e (ii) a importância de se fortalecer a cultura e o clima escolar, de forma a superar o medo e as incertezas desencadeadas pela pandemia.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Desenvolvimento Regional. Pandemia.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientadora
Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza – UNIS/MG

Coorientador: Prof. Dr. Celso Augusto dos Santos Gomes – UNIS/MG

Membros Titulares
Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti – UNITAU
Prof. Dr. Nilton dos Santos Portugal – UNIS/MG

Membros Suplentes
Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha – UNITAU
Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz – UNITAU
Prof. Dr. Ariovaldo Francisco da Silva – UNIS/MG
Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro – UNIS/MG

Informações Gerais
Data: 25/02/2022
Horário: 09 horas
Local: Online

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos