Defesa – Clauber Baldim Rabelo

Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Desenvolvimento
Título:QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOCENTE: Estudo no Sul de Minas e no Vale do Paraíba Paulista
Resumo: As escolas estaduais, municipais e particulares compõem uma parcela significativa para o desenvolvimento local, regional e nacional. Os docentes que atuam nas escolas contribuem com a formação de futuros cidadãos e sua qualidade de vida no trabalho (QVT) interfere na qualidade do ensino. Não obstante, os fatores que interferem na QVT destes docentes também interferem em suas vidas pessoais. Portanto, este estudo de abordagem quantitativa tem como objetivo avaliar a QVT dos docentes da Educação Básica de escolas estaduais, municipais e particulares na região do Sul de Minas Gerais e no Vale do Paraíba Paulista. Trata-se de uma amostra de conveniência constituída por 103 docentes. Para a coleta de dados, foi utilizado o instrumento TQWL-42, transcrito para o Google Forms, com a distribuição dos questionários ocorrida de forma remota no segundo semestre de 2020. A coleta ocorreu em período pandêmico por conta do vírus SARSCov-2 (popularmente conhecido como coronavírus), causador da Covid-19, demandando maiores cuidados e medidas emergenciais, trazendo consigo a intensificação, a flexibilização e a precarização do trabalho docente neste período. O teste t de Student foi utilizado para observar e ratificar a diferença estatística não relevante entre os dados das regiões. Com isto, a análise dos dados gerados pelo resultado dos questionários foi realizada empregando-se software Microsoft Excel. Após estas análises, foi possível observar a satisfação dos docentes acerca de sua QVT em todas as esferas, com exceção da esfera Econômica/Política e na maioria dos aspectos do questionário proposto. Neste estudo, os aspectos melhor avaliados foram a Significância da tarefa, as Relações interpessoais e a Capacidade de trabalho. Em contrapartida, os que apresentaram as que apresentaram as piores avaliações foram a Oportunidade de crescimento, os Benefícios extras e os Serviços de saúde e assistência social. Conclui-se que, mesmo com a maioria das avaliações satisfatórias, os escores obtidos são, em suma, baixos e demandam urgente preocupação de todos envolvidos direta ou indiretamente na educação para que se garanta uma boa qualidade da educação brasileira.
Palavras-chave:  Docentes. Qualidade de Vida no Trabalho. TQWL-42.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientadora
Profa. Dra. Gladis Camarini – UNIS/MG

Coorientadora: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon – UNIS-MG/UNESA-RJ

Membros Titulares
Profa. Dra. Alexandra Mágna Rodrigues – UNITAU
Prof. Dr. Ariovaldo Francisco da Silva – UNIS/MG
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila – UNIS/MG

Membros Suplentes
Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro – UNIS-MG/UFMT
Prof. Dr. Valdir Moraes Pereira – USJT
Profa. Dra. Márcia Regina de Freitas – UNESP

Informações Gerais
Data: 29/09/2021
Horário: 9 horas
Local: Online

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos