Defesa – Liliane Aparecida da Silva Marques

Linha de Pesquisa: Gestão, Organizações e Políticas de Desenvolvimento
Título: “PRÁTICAS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO E A INFLUÊNCIA NA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: estudo de caso do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais”
Resumo: As adversidades da universalização dos serviços de saneamento estão presentes na atualidade com as mudanças climáticas, aquecimento global, escassez dos recursos hídricos e a conscientização da população sobre o uso eficiente da água. Deste modo, as empresas gestoras de saneamento necessitam de habilidades, gestão de processos com o uso de inovações para ofertar serviços de qualidade a sociedade, administrar os processos de tratamento de água e esgoto de maneira sustentável, de modo que preservem e influenciem o ecossistema. A presente dissertação tem como objetivo analisar a influência das práticas de gestão da inovação com objetivos sustentáveis no serviço prestado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas – Minas Gerais (DMAE). O estudo teve abordagem quantitativa realizado por meio de um estudo de caso. A amostra é composta por 45 funcionários do DMAE e por 383 usuários dos serviços prestados pela empresa. Foram analisados os níveis de concordância dos pesquisados com as afirmações sobre práticas de gestão de inovação, sustentabilidade e satisfação. Os resultados do estudo apontaram que a empresa gestora de saneamento utiliza práticas de gestão de inovação e sustentabilidade, e essas práticas refletem na satisfação dos usuários de serviços de saneamento e nas condições destes serviços a sociedade, como políticas públicas de universalização dos serviços, saúde, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.
Palavras-chave: Inovação. Triple Botton Line. Saneamento Básico. Sustentabilidade. Satisfação.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientador
Prof. Dr. Alessandro Ferreira Alves – UNIS/MG

Coorientador: Prof. Dr. Rodrigo Franklin Frogeri – UNIS-MG

Membros Titulares
Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira – PUC MINAS
Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza – UNIS/MG

Membros Suplentes
Prof. Dr. Anderson Luíz Rezende Mól – UFRN
Prof. Dr. Nilton dos Santos Portugal – UNIS/MG

Informações Gerais
Data: 02/06/2022
Horário: 14 horas
Local: Online

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos