Defesa – James Nogueira Bueno

Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Desenvolvimento
Título: “CONCEPÇÕES DOCENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA UNIDADE PRISIONAL NO SUL DE MINAS GERAIS
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as significações de professores sobre a sua própria prática pedagógica no que diz respeito às estratégias de ensino, ao processo de construção do conhecimento e à ressocialização dos estudantes assumidas pelos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Sistema Prisional do Estado de Minas Gerais, de modo particular, da 6° região integrada de segurança pública. Assim, este estudo pretende buscar por proximidades e/ou afastamentos dessas concepções frente às estratégias didáticas praticadas por tais docentes no processo de construção do conhecimento e para a ressocialização dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, a qual foram entrevistados dez professores que lecionam em uma Unidade Prisional, a fim de entender como eles compreendem o processo educativo neste local e como percebem sua formação continuada. As entrevistas foram realizadas de forma online, por meio de roteiro previamente estabelecido, gravadas, transcritas e analisadas por meio de Núcleos de Significação. Como resultado obteve-se o primeiro Núcleo de Significação, que se constitui pela trajetória profissional dos professores que atuam com a EJA no Sistema Prisional. O segundo Núcleo de Significação constatou que o desenvolvimento profissional não corresponde só ao curso de formação de professores, mas soma ao conhecimento adquiridos ao longo da vida e do cotidiano da docência. O terceiro Núcleo de Significação permitiu a identificação da interação entre professores e alunos no sistema prisional que, de acordo com os docentes, precisa ser pautada pelo respeito, como um comportamento indispensável para o sucesso do educador e do educando. O quarto Núcleo de Significação diz respeito às principais fragilidades das estratégias de ensino e às oportunidades de aprendizagem existentes no sistema prisional e no cotidiano desses professores. Por fim, o quinto Núcleo de Significação diz respeito ao fato de que os professores veem que a EJA, junto com a ressocialização, garante várias oportunidades aos detentos. Portanto, há expectativa de que a EJA dentro do sistema prisional possa ser um instrumento de ressocialização para os detentos.  Foi possível identificar boas práticas que vão ao encontro do processo de ensino e aprendizagem com vista a dar ao reeducando uma educação mais próxima do que seria o ideal a situação em ambientes de Unidades Prisionais. 
Palavras-chave: Desenvolvimento. Sistema Prisional. Educação de Jovens e Adultos. Formação de Professores. Ressocialização.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientador
Prof. Dr. Celso Augusto dos Santos Gomes – UNIS/MG

Coorientadora: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza – UNIS/MG

Membros Titulares
Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha – UNITAU
Prof. Dr. Alessandro Messias Moreira – UNIS/MG

Membros Suplentes
Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti – UNITAU
Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola – UNIS/MG

Informações Gerais
Data: 16/12/2021
Horário: 17 horas
Local: Online

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos