Defesa – Otávio Barbosa Baldoni

Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Desenvolvimento
Título: “ESTILOS DE LIDERANÇA NA GESTÃO DE PROPRIEDADES RURAIS PRODUTORAS DE CAFÉ EM BOA ESPERANÇA – MG”
Resumo: Neste trabalho, objetivou-se, investigar dentre os estilos de liderança, se há predominância entre os estilos de liderança adotados pelos produtores de café do município de Boa Esperança – MG, além de verificar se cafeicultores do gênero masculino e feminino adotam os mesmos estilos de liderança. Especificamente, foram investigados três estilos de liderança entre os produtores do município em questão, entre eles: Estilo de Liderança Transformacional, Transacional e Laissez-faire. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. No que tange a parte quantitativa, foi obtida uma amostra de 173 questionários e no que se refere a parte qualitativa, foram realizadas 15 entrevistas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários. A organização, tratamento e análises dos dados foram realizados com o auxílio dos softwares Sphinx®, IRaMuTeQ® e ATLAS.ti 9®. Na parte quantitativa, as questões adaptadas do questionário Multifactorial Leardership Questionarie (MLQ), foram separadas conforme Liderança Transformacional, Transacional e Laissez-faire e realizado a média das médias dos três estilos de liderança, o que nos permitiu identificar que o estilo e Laissez-faire foi o que se mostrou menos presente no cotidiano dos produtores de café, enquanto o Transacional e Transformacional obtiveram médias com valores próximos Com relação ao gênero não foi constatada uma diferença significativa entre os estilos de liderança adotado por homens e mulheres, já entre os produtores familiares e não familiares, identificou-se que o estilo transformacional tende a ser empregado com maior frequência pelos produtores não familiares. Na parte qualitativa, o material de transcrição das entrevistas foi trabalhado no IRaMuTeQ, a ferramenta gerou 5 classes que foi dividida em 2 ramificações principais, o subcorpus A (valores), contendo apenas a classe 5 (Valores de um líder), seguido do subcorpus B (comportamentos), composto pelas classes 1 (Tomar decisão), 2 (Controle), 3 (O que é ser líder) e 4 (Orientação). Na sequência, lançou mão do software ATLAS.ti®, em que foram criados códigos com base nas classes geradas pelo IRaMuTeQ® e na sequência foram relacionados os fragmentos de texto correspondentes a cada um dos códigos. Após análise e interpretação das entrevistas, os resultados mostraram que que existe uma forte presença dos estilos transformacional e transacional entre os produtores entrevistados, por vezes um determinado estilo se sobressai e, em outros momentos, se complementam. 
Palavras-chave: Regional. Produção de Café. Estilos de Liderança.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientador
Prof. Dr. Alessandro Messias Moreira – UNIS/MG

Coorientadora: Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon – UNIS-MG/UNESA-RJ

Membros Titulares
Prof. Dr. Joel Souza Dutra – USP
Prof. Dr. Celso Augusto dos Santos Gomes – UNIS/MG

Membros Suplentes
Prof. Dr. André Felipe Costa Santos – UNESA-RJ
Profa. Dra. Gladis Camarini – UNIS/MG

Informações Gerais
Data: 15/12/2021
Horário: 14 horas
Local: Online

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos