Defesa – Cristiano Nogueira Trombini

Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Desenvolvimento
Título: “POTENCIALIDADES DA VITIVINICULTURA DE INVERNO PARA O DESENVOLVIMENTO DE MUNICÍPIOS NO SUL DE MINAS
Resumo: A produção de vinhos finos de dupla poda vem se ampliando no Brasil, particularmente no Sul de Minas, tanto em quantidade como em qualidade, inclusive com reconhecimento internacional. Assim, diante dessa expansão, a presente pesquisa objetivou identificar as potencialidades da produção dos vinhos finos de dupla poda para o desenvolvimento dos municípios onde se localizam as principais vinícolas do Sul de Minas Gerais. Como objetivos específicos buscou-se caracterizar as vinícolas estudadas nos respectivos municípios selecionados; identificar as avaliações de produtores e gestores públicos locais acerca do potencial da vitivinicultura nos municípios.  Trata-se de estudo de caso e, para alcançar tais objetivos, a abordagem foi qualitativa por meio de dados secundários sobre a região do Sul de Minas Gerais e a vitivinicultura, além de entrevistas com 2 produtores de vinhos de dupla poda e 3 gestores públicos de municípios que são produtores desses vinhos. A análise das entrevistas foi fundamentada na perspectiva crítica e a técnica utilizada, a triangulação que consiste em articular as narrativas, os contextos aos autores que estudam a temática. Como resultados tem-se: há expectativa dos gestores dos municípios nos quais as vinícolas se encontram para que estas alavanquem o desenvolvimento por meio do turismo rural e do agronegócio. Entretanto, não existe nenhum indicador de que esse processo esteja sendo efetivado na medida em que não há diálogo entre as prefeituras e as vinícolas no sentido do estabelecimento de parcerias, firmadas a partir de um planejamento. Os gestores entendem que a existência das vinícolas nos respectivos municípios traz visibilidade, à qual poderá gerar por si, desenvolvimento tanto econômico, quanto social. Não há um processo de sinergia entre as vinícolas e o poder público municipal visando o desenvolvimento local. Porém, por conta das premiações dos vinhos finos, pela gastronomia e cultura mineira, entende-se que a vitivinicultura possui grande potencial para o enoturismo desde que sejam implementadas políticas públicas bem como a organização dos produtores. 
Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Turismo Rural. Vitivinicultura.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientadora
Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola – UNIS/MG

Coorientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila – UNIS/MG

Membros Titulares
Prof. Dr. Edson Trajano Vieira – UNITAU
Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza – UNIS/MG

Membros Suplentes
Profa. Dra. Rachel Abdalla Duarte – UNITAU
Prof. Dr. Rodrigo Franklin Frogeri – UNIS/MG

Informações Gerais
Data: 07/12/2021
Horário: 10 horas
Local: Online

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos