Defesa – Frederico Imbelloni Bernardes

Linha de Pesquisa: Gestão, Organizações e Políticas de Desenvolvimento
Título:INFLUÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS DO SETORDA AVICULTURA NA MICRORREGIÃO DE SÃOLOURENÇO – MG
Resumo: As aglomerações de empresas, resultantes do povoamento de determinadas regiões, trazem, para onde estão situadas, benefícios socioeconômicos diversos como geração de empregos, aumento da renda, melhora na qualidade de vida da sociedade, entre outros fatores. Essas aglomerações fazem com que a proximidade entre elas lhes traga um ganho maior que as demais empresas dispersas no território, gerando vantagens competitivas sustentáveis, além de alavancar o desenvolvimento regional em que estão inseridas. O propósito deste trabalho, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, foi de identificar e analisar as influências socioeconômicas que o setor da avicultura traz para a microrregião de São Lourenço – MG, com base na relação local de produtividade, geração de emprego, massa salarial, distribuição de renda, saúde, educação, infraestrutura financeira e social, por meio da análise de indicadores coletados em empresas e instituições, juntamente com a análise das entrevistas aplicadas de modo que possam trazer a percepção tangível dos atores locais em relação ao setor avícola. A pesquisa se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa. Os dados foram coletados nas empresas que fazem parte do setor avícola na microrregião de São Lourenço – MG por meio de uma pesquisa de campo com aplicação de entrevistas, juntamente com dados secundários de institutos de pesquisa e órgãos governamentais, seguido de uma análise e interpretação das informações coletadas. Nesse contexto, a pesquisa apresentou como principais resultados a identificação de influências socioeconômicas e produtivas do setor avícola nas cidades granjeiras como sendo o segmento que mais emprega e melhor remunera na região; as cidades granjeiras possuem uma maior distribuição de renda per capita, com um índice de desenvolvimento humano alto, e com forte contribuição para o PIB.
Palavras-chave: Avicultura. Indicadores Socioeconômicos. Desenvolvimento Regional.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientador
Prof. Dr. Nilton dos Santos Portugal – UNIS/MG

Coorientador
Prof. Dr. Alessandro Ferreira Alves – UNIS/MG

Membros Titulares
Profa. Dra. Maria Aparecida Curi – UNIFAL
Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola – UNIS/MG

Membros Suplentes
Prof. Dr. Anderson Luíz Rezende Mól – UFRN
Prof. Dr. Alessandro Messias Moreira – UNIS/MG

Informações Gerais
Data: 07/04/2021
Horário: 14 horas
Local: Online

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos