Linha de Pesquisa: Gestão, Organizações e Políticas de Desenvolvimento
Título: “BOLHA INFORMACIONAL E APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: um estudo em escolas do ensino médio do Sul de Minas Gerais”
Resumo: De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, 24,3 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos, utilizam a internet. Esse número corresponde a 86% do total de pessoas dessa faixa etária no país e cerca de 20 milhões de crianças e adolescentes possuem perfil em Sites de Redes Sociais (SRS). Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar a influência dos SRS na percepção de aprendizado de estudantes do ensino médio do Sul de Minas Gerais. Metodologicamente, o estudo é caracterizado como de abordagem quantitativa, lógica hipotética-dedutiva e epistemologia positivista. Por meio de técnicas de estatística descritiva, cluster, análise de variância, regressão linear simples e múltipla e Modelagem de Equações Estruturais, um total de 1361 respostas foram obtidas e, destas, 1255 foram consideradas válidas. Os resultados sugerem que os SRS são relevantes e influenciam positivamente na aprendizagem no ambiente escolar. Ademais, observou-se que os estudantes do ensino médio do sul de Minas Gerais consideram as informações que adquirem dos SRS como mais relevantes do que aquelas informações recebidas na escola. A explicação para essa percepção pode estar associada a um processo que se inicia com uma maior utilização dos SRS como principal meio de comunicação para se manterem informados. Nesse sentido, a Cristalização ocorre por meio da influência dos filtros invisíveis existentes nos SRS que tendem a formar bolhas sociais e de conteúdos digitais. Os adolescentes criam uma realidade formada pelos seus laços sociais online e orientada pelas informações consumidas dos diversos SRS que fazem parte do cotidiano desses indivíduos.
Palavras-chave: Adolescente. Aprendizagem. Bolha Informacional. Cibercultura. Redes Sociais.
Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientador
Prof. Dr. Rodrigo Franklin Frogeri – UNIS/MG
Coorientadora: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza – UNIS/MG
Membros Titulares
Profa. Dra. Marta Macedo Kerr Pinheiro – UFMG
Profa. Dra. Ana Maria Pereira Cardoso – PUC Minas
Prof. Dr. Pedro dos Santos Portugal Júnior – UNIS/MG
Membros Suplentes
Prof. Dr. Eduardo Carvalho Gomes – CEFET-MG / UFLA
Prof. Dr. Ariovaldo Francisco da Silva – UNIS/MG
Informações Gerais
Data: 07/07/2022
Horário: 19h30min
Local: Online